Allo Consultoria - Cloud Computing

Toda empresa tem algo em comum: o objetivo de atender as necessidades, desejos e demandas dos seus clientes, além é claro, de gerar o seu crescimento. Há várias maneiras de atingir esses propósitos, no entanto, a cloud computing é uma forte aliada nesse processo.

De forma sucinta, a computação em nuvem é a tecnologia que permite gravar e acessar dados em servidores remotos por meio da internet. O termo “nuvem” é usado justamente pelo fato de os servidores poderem estar em qualquer parte do mundo. Essa tecnologia proporciona inúmeras vantagens, principalmente, no segmento empresarial, possibilitando que as informações estejam sempre atualizadas, o que ajuda a criar um ambiente propício ao trabalho colaborativo.

Quer saber como a cloud computing ajuda no crescimento das empresas? Então continue a leitura deste artigo que a Allo Consultoria Empresarial preparou especialmente para você! E se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato conosco e conversar com um dos nossos especialistas! O QR Code abaixo vai te levar diretamente para o nosso WhatsApp!

Allo Consultoria - WhatsApp

Plataformas, softwares e infraestruturas como serviços

Está aqui uma das maravilhas que essa tecnologia proporciona para o crescimento das organizações, visto que ela representa um avanço considerável que permite o acesso de informações em qualquer parte do mundo. Isso alcança o PaaS — Platform as a Service (Plataforma como Serviço) e SaaS — Software as a Service (Software como Serviço), que é a execução de plataformas e softwares diretamente de um servidor na nuvem, ou seja, sem a necessidade de que estejam instalados no computador do utilizador.

Isso ajuda a reduzir custos com instalações de servidores locais e demais infraestruturas, pois, é abrangido pelo IaaS — Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço).

O processo de atualização das plataformas e softwares são automáticos, o que fica sob responsabilidade da empresa de cloud computing. Assim, são eliminados os transtornos de perda de tempo com atualizações locais e demais problemas.

A segurança dos dados também é o ponto-chave da tecnologia, principalmente com a promulgação da LGPD, visto que, são realizados backups programados, de forma automática e sem a paralisação dos serviços, possibilitando o trabalho contínuo, sem se preocupar com a perda de informações. Nesse sentido, os colaboradores da empresa terão que se preocupar somente com a execução das suas tarefas no objetivo da promoção do negócio e criação de valor.

O rompimento das fronteiras geográficas

Com o avanço tecnológico o desenvolvimento de produtos e serviços pelas empresas para os seus consumidores (B2C) tornou-se onipresente, permitindo que o trabalho seja desenvolvido de onde quer que seus colaboradores estejam. Coletar informações de uso e o nível de satisfação dos clientes é outra vantagem que o cloud computing permite. Tomando essas informações como base, os produtos e serviços podem ser constantemente melhorados e aperfeiçoados.

Outro papel da cloud computing é a possibilidade da criação de equipes interdisciplinares e multidisciplinares, o que fomenta o engajamento dos colaboradores, o avanço dos projetos em menor espaço de tempo, o que resulta no crescimento no negócio. Basta um smartphone, tablet, notebook ou desktop conectado à internet para ter tudo à mão, todas as ferramentas necessárias para desempenhar um excelente trabalho.

Redução de custos nas equipes de TI

Quando uma empresa adota uma infraestrutura local de tecnologia da informação, há a necessidade de uma grande equipe de gerenciamento e manutenção, afinal, qualquer interrupção dos serviços representa perdas financeiras e negócios não finalizados.

Ao migrar para a cloud computing a organização pode reduzir custos com a equipe de TI, mantendo o número mínimo necessário para resolução de questões estratégicas que realmente são de grande relevância para o crescimento do negócio.

Integração em 360º

Allo Consultoria - Integração tecnológica

Com a computação na nuvem as empresas conseguem promover a integração em 360º entre todos os envolvidos, ou seja, a organização, colaboradores, fornecedores e clientes. É estar presente onde e quando for necessário, de forma fluida e constante, gerando e agregando valor a cada um dos participantes e interessados dessa cadeia, munindo-os de informações e soluções para cada necessidade e demanda.

Facilidade de incremento da capacidade instalada

Sua empresa cresceu e precisa de mais potencial de processamento e de infraestrutura de TI para continuar em evolução? O seu negócio não precisa mais perder tempo, dinheiro e parar as suas operações para aumentar sua capacidade instalada. Basta contratar mais disponibilidade de infraestrutura de TI e isso acontecerá plenamente em pouco tempo, sem transtornos, sem custos elevados com a compra de equipamentos e a contratação de especialistas.

É importante entender e perceber que a cloud computing é mais que uma evolução tecnológica. O seu princípio fundamental é promover a circulação de informações e o rompimento de barreiras geográficas. Todo esse movimento ajuda a revolucionar o mercado empresarial, independente do seu segmento e porte. Inclusive, as pequenas empresas já estão migrando para a cloud computing, tendo em vista o papel que essa tecnologia tem exercido para o crescimento das organizações.

Pronto para embarcar nessa tendência? Conte com os nossos consultores especialistas para elaborar o planejamento adequado desse projeto! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

Mais artigos de Rafael Lima

Deixe o seu comentário