Allo Consultoria - oportunidades na crise de 2020 para as empresas

Uma característica das pessoas resilientes é a capacidade de enxergar soluções em ambientes desfavoráveis. O atual momento é um cenário propício à prática dessa característica, afinal, a crise de 2020 abalou as estruturas de toda a economia global. Muitas empresas encerraram suas operações, enquanto outros cresceram de maneira exponencial. Nisso tudo, fica o questionamento: o que será que divide essas duas realidades?

Toda crise é como uma moeda, tem dois lados e duas verdades. O que diferencia os resultados é a perspectiva que cada um tem sobre a situação. Isso não é diferente com a crise econômica vivenciada no ano de 2020. Por isso, trazemos até você este artigo com algumas oportunidades que surgiram no antes e durante dessa crise, e como as empresas ainda podem se organizar para ter melhor aproveitamento das chances em momentos de dificuldades.

“Enquanto uns choram, outros vendem lenços” (autor desconhecido).

Imagem de capa: jigsawstocker / Freepik

Queda da taxa básica de juros

Com a queda do consumo a economia brasileira se vê forçada a uma queda geral das taxas de juros. Se por um lado o consumidor está gastando menos, por outro, as empresas que souberem utilizar esse fenômeno a seu favor terão muito a ganhar.

Com a crise de 2020 a Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que é considerada a taxa básica da economia brasileira, foi reduzida a 2% a.a. (referência agosto/2020). Isso gera impactos em toda a economia, inclusive, nos contratos de financiamento e empréstimos. Assim, a sua empresa terá acesso a linhas de crédito pagando juros mais baixos. Se já tem contratos em vigência, pode buscar a renegociação das taxas praticas ou, até mesmo, realizar a portabilidade para uma instituição com condições mais atrativas.

Isso significa que as empresas terão acesso ao capital de giro pagando juros menores, gerando economia e balanceando possíveis quedas no número de vendas.

Alta do dólar e o estímulo à exportação

Quando se fala na alta do dólar o primeiro pensamento que vem à mente da maioria das pessoas é sob uma percepção negativa. No entanto, com o devido planejamento (principalmente com o apoio da consultoria empresarial), as empresas nacionais têm muito a ganhar.

A moeda estrangeira já vinha apresentando tendências de alta e com a crise de 2020 foram atingidas as cotações recordes. Até o fechamento deste artigo (agosto/2020) a moeda americana está cotada acima dos R$5 reais. Nesse momento você deve estar se perguntando: mas como uma cotação tão alta pode ajudar as empresas brasileiras?

O que muitos não percebem é que esse cenário dificulta a importação, fazendo com que as empresas nacionais busquem alternativas e parcerias de negócios no próprio país. Ao mesmo tempo, é estimulada a exportação, onde as empresas que adotarem essa estratégia de negócios estarão recebendo mais dinheiro, afinal, receberão em dólar e converterão para a moeda nacional.

Ainda nesse aspecto, o dólar mais alto faz com que as empresas reduzam os seus preços para o mercado interno (no caso de produtos nacionais), estimulando o consumo. As receitas crescerão não pela alta de preços, mas pelo aumento do número de vendas. Para isso, é fundamental saber calcular o ponto de equilíbrio de maneira correta para ter a cobertura dos gastos e manter uma margem de lucro aceitável.

Allo Consultoria - exportação
Exportação é uma oportunidade em períodos de alta do dólar

Desenvolvimento de novas soluções

É comum que nos períodos de crises surjam novas necessidades e demandas, tanto na parte dos consumidores, quanto na condução e gestão das empresas. Ter a capacidade de percepção dessas demandas é uma oportunidade para o desenvolvimento de novas soluções e mercados.

A crise econômica de 2020 levou muitas empresas a colocarem em prática os projetos que vinham sendo postergados, principalmente, na adoção das tecnologias digitais e de novos processos. Isso tem gerado inovação e a busca por soluções criativas para o mercado. Não é raro presenciarmos as empresas expandindo seus horizontes com o desenvolvimento de novos produtos e serviços, buscando alternativas para se manterem ativas e, com isso, criam uma nova identidade.

Um jeito novo de trabalhar

O home office já é tendência em muitos países desenvolvidos, mas o Brasil ia à contramão desse movimento. Mas com a crise de 2020 que é originária da pandemia de Covid-19, o mercado empresarial brasileiro se viu empurrado a adotar essa modalidade de maneira impositiva.

O que essas empresas não esperavam é que a adoção do home office se tornou uma maneira de reduzir custos e, ainda, proporcionar mais qualidade de vida para os seus colaboradores. Especialistas na área de gestão de pessoas afirmam que essa modalidade de trabalho chegou para ficar e será uma tendência mesmo no pós-crise.

Nesse período surgiram empresas 100% digitais baseadas no teletrabalho, resultado das oportunidades que a crise de 2020 gerou para o mercado empresarial.

Allo Consultoria - home office
Home office e teletrabalho é uma nova tendência do mercado brasileiro

A solidariedade empresarial

Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar a grande oportunidade que emergiu com toda a crise de 2020: a solidariedade empresarial!

Não foram poucas as empresas que foram em busca de adaptarem suas instalações para a produção de itens essenciais, principalmente, EPI (Equipamento de Proteção individual) para as redes de saúde que necessitam desses itens tão fundamentais.

A solidariedade vai muito além, onde a formação de unidades e acordos de ajuda colaborativa tem ajudado muitas empresas a manterem suas atividades, gerando engajamento e novas parcerias que transcendem os aspectos financeiros, mas que assumem o compromisso com toda a sociedade.

A sua empresa está pronta para aproveitar todas as oportunidades que a crise de 2020 tem proporcionado? Pense na metáfora do copo meio cheio, meio vazio — tudo vai depender do seu modo de pensar e ver cada situação.

Conte com a Allo Consultoria Empresarial para ter o suporte que a sua empresa necessita nesse momento de crise para continuar crescendo! Entre em contato conosco agora mesmo e converse com um dos nossos consultores que terão o imenso prazer em te ajudar!

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

Mais artigos de Rafael Lima

Deixe o seu comentário