Allo Consultoria - Modularidade de Serviços

O atual momento do mercado empresarial vivencia uma mudança de paradigmas para o atendimento das necessidades, demandas e desejos dos consumidores, onde há uma migração do perfil “do ter” para o “consumir soluções”. Nesse contexto, surge o conceito de modularidade de serviços.

Para quem está pensando em empreender é preciso ter esse conceito em mente, mesmo que a concepção do negócio esteja baseada na produção e comercialização de produtos e bens de consumo, dado que, intrinsecamente, a abordagem de consumo de serviços ocorrerá em algum momento da relação entre o negócio e o seu público-alvo.

Por entendermos essa tendência do mercado, nós da Allo Consultoria Empresarial preparamos este artigo em que daremos o pontapé inicial para que você perceba o quanto o seu empreendimento tem a ganhar ao adotar essa estratégia. Além disso, somos especialistas na estruturação de negócios, por isso, desejamos compartilhar com você a nossa expertise em alcançar um público cada vez mais exigente.

Imagem de capa: Creativeart / Freepik

Uma breve abordagem da modularidade de serviços

Antes de tudo, é importante entender que a modularidade de serviços nada tem a ver com a prática ilegal de venda casada. A modularidade de serviços consiste em reunir a estrutura e os recursos, organizá-los e, a partir daí, criar soluções que podem ser combinadas com outras, gerando um serviço aos moldes da necessidade e demanda de cada cliente.

Embora o conceito de modularidade tenha iniciado na produção de bens de consumo, atualmente, com a migração do mercado, tem se estabelecido plataformas de serviços baseadas na combinação de elementos e serviços que podem ser contratados separadamente, porém, também há a possibilidade de combiná-los como um “Lego”, ou seja, modularizando as combinações de modo que seja criado um serviço aos moldes exatos das necessidades e resolução das dores de cada cliente.

Os métodos na modularidade de serviços

A modularidade de serviços tem em seus métodos o desdobramento das funções com premissas na qualidade e funcionalidade, ou seja, um elemento pode compor várias combinações sem perder a sua qualidade ou função principal.

Nesse sentido, o método de modularidade de serviços consiste em três etapas principais:

Allo Consultoria - Etapas da modularidade de serviços

A partir das etapas descritas, alguns pontos devem ser analisados para a modularização de serviços e a sua aplicação. Veja os principais:

  • Perspectiva de utilização futura;
  • Especificações técnicas;
  • Grau de variabilidade da demanda;
  • Dependência da infraestrutura;
  • Grau de customização;
  • Nível de participação do cliente;
  • Impactos na qualidade global;
  • Avaliação dos módulos principais, complementares e combinações correlatas.

Embora que pela percepção dos clientes as combinações possam ser quase que ilimitadas, a empresa prestadora dos serviços deve conhecer a sua estrutura e os recursos disponíveis (físicos, financeiros e humanos), para que assim, seja possível delimitar sua atuação e manter o grau de qualidade.

Um exemplo de modularidade de serviços

Quando uma empresa busca os serviços de uma consultoria empresarial, certamente, um dos seus principais objetivos é mitigar os riscos e gerar crescimento consistente. No entanto, para isso, precisa se concentrar nas atividades que realmente agregam valor ao negócio. Nesse caso, uma alternativa é aderir aos serviços de BPO — Business Process Outsoursing.

Agora imagine que a mesma empresa de consultoria também tenha uma área de BPO. Para o lado do cliente, não seria mais cômodo e inteligente modularizar os dois serviços e compor uma nova solução de acordo com as suas demandas? Decerto, isso não caracterizaria uma venda casada e, além disso, o cliente não teria apenas dois serviços agindo separadamente, mas teria composto um novo serviço: a assistência empresarial em 360º.

Esse foi um exemplo simples e que envolve apenas dois serviços, mas isso pode variar de acordo com o mix que a empresa fornecedora dispõe, bem como a combinação ideal que o cliente deseja e precisa para alavancar os seus negócios.

As empresas que se despertarem para essa nova tendência antes dos seus concorrentes serão as que terão melhores garantias de vantagens competitivas, afinal, como dissemos no início do artigo, há uma forte tendência da migração do comportamento de consumo do “ter” para o “usufruir”, o que responde à tendência da economia compartilhada que vivenciamos atualmente.

Se você pesquisar por modularidade de serviços vai encontrar informações complexas, quadros, tabelas, matrizes, o que dificulta o entendimento desse conceito fundamental para o sucesso da sua empresa. Mas, para nós da Allo Consultoria Empresarial, o conhecimento é a base do crescimento, por isso, trazemos informações sempre de maneira didática e de fácil compreensão.

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Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

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