Allo Consultoria - Marketing Digital

Do programador ao médico, da grande multinacional ou pequeno comércio de bairro, o que todos têm em um comum é a necessidade de disponibilizar seus produtos e serviços ao mercado, atingir o seu público-alvo e satisfazer suas necessidades, demandas e desejos. Nesse sentido, o marketing digital é uma das ferramentas mais poderosas para o alcance desses objetivos.

Talvez você esteja se perguntando: por que um médico, por exemplo, precisa saber de marketing digital? O fato é que não basta ter as competências e habilidades técnicas da sua profissão, mas, acima de tudo, é fundamental saber identificar oportunidades de negócios e acompanhar as mudanças do mercado.

Para te ajudar a entender mais sobre a relevância desse tema, a Allo Consultoria Empresarial traz até você este artigo com os principais pontos que fazem do marketing digital uma estratégia que deve ser seguida por todas as empresas e profissionais liberais.

O mundo é digital

Há muito tempo a realidade do marketing deixou de ser estático, em que as mídias offline eram a única maneira das empresas chegarem ao seu público que, quase sempre, não gerava o engajamento e interações esperados. Nesse sentido, com a evolução da internet, o mundo migrou quase que totalmente para o digital, onde a busca e o consumo de informações acontecem no ambiente online.

Vale ressaltar que a incorporação do digital deixou de ser uma escolha, passando a ser essencial e inevitável para todo e qualquer empreendimento que deseja crescer.

A boa comunicação como a receita do sucesso

A comunicação faz parte das necessidades básicas de todo indivíduo, por isso, saber falar com o público-alvo (e as suas segmentações) é a maneira mais efetiva para que as empresas tenham sucesso na promoção dos seus produtos e serviços. Além disso, devido ao grande número de perfil de consumidores, deve ser desenvolvida a linguagem adequada, onde cada um é sensível a uma determinada abordagem.

De forma simplificada, a boa comunicação é condicionada a três elementos:

  • Mensagem — é o que se deseja transmitir e comunicar;
  • Código — é a linguagem escolhida (escrita, verbal e não verbal);
  • Canal — é o meio utilizado para a transmissão, recebimento e retroalimentação (feedback) da mensagem.

Ao adotar a boa comunicação, a sua empresa alcançará um público cada vez maior e será capaz de ultrapassar as barreiras de mercado e concorrência.

Segmentação das estratégias

Assim como na comunicação com o público-alvo, as estratégias de marketing digital devem ser segmentadas de acordo com os objetivos e resultados esperados. Para isso, cada atividade deve ser acompanhada de perto, ou seja, mensuradas com o uso de KPI — Key Performance Indicator (indicador-chave de desempenho).

Com o marketing digital será possível ter pleno controle de cada atividade realizada, e todos os dados são disponibilizados em tempo real, sempre atualizados. Assim, os responsáveis poderão analisar se cada uma das segmentações das estratégias está alcançando os resultados esperados e, se necessário, redesenhar os processos.

Seja reconhecido mesmo na crise

Como diz uma famosa frase: “enquanto uns choram, outros vendem lenços”, é a mais genuína tradução da aplicação das técnicas do marketing digital que, mesmo que a empresa esteja passando por um período de crise, ainda assim é capaz de aprimorar o seu posicionamento junto ao mercado e se tornar protagonista da sua história.

Com o marketing digital a empresa terá a sua presença cada vez próxima do mercado consumidor, poderá realizar campanhas para geração leads e conduzi-los ao fundo do funil de vendas.

Isso vai demonstrar ao mercado o quanto a sua empresa é estruturada e que a sua marca é capaz de ser tão flexível ao ponto de se reinventar, estar em constante transformação que acompanhe as tendências do mercado e tem sucesso em satisfazer as necessidades do seu público.

As abordagens do marketing digital

Um dos grandes diferenciais do marketing digital é a pluralidade de abordagens que as empresas podem adotar em suas estratégias. Isso garante maior flexibilidade e disponibilidade orçamentária que cabe em “todos os bolsos”. Assim, vejamos as principais.

Allo Consultoria - Estratégias do marketing digital

Marketing de conteúdo

Embora o marketing de conteúdo possa ser realizado em Outbound (marketing tradicional), foi no Inbound Marketing (meios digitais) que essa estratégia se tornou mais conhecida. Nela, a sua empresa vai levar conteúdo de relevância para o seu público-alvo e, com isso, gerar engajamento com a sua marca.

Essa é uma excelente estratégia para atrair a atenção para o seu negócio, gerar leads e, a partir daí, trabalhar na conversão em clientes. Além disso, o marketing de conteúdo demonstra o quanto a sua empresa tem conhecimento sobre os temas relacionados aos seus produtos e serviços, tornando-a uma referência no mercado.

Landing pages

As landing pages são uma estratégia do marketing digital com foco principal na conversão. São páginas com poucos links e com um propósito bem definido. Elas podem ser utilizadas para capturar dados, com a oferta de uma recompensa (um ebook, por exemplo).

E-mail marketing

Mesmo sendo uma estratégia que é utilizada há muitos anos, o e-mail marketing ainda se mostra uma ferramenta efetiva na comunicação entre empresas e seus clientes. Se planejada, essa estratégia pode funcionar por muitos anos e gerar inúmeras vendas, além de levar informações e conteúdos de relevância para os seus clientes e leads.

Remarketing

O remarketing é uma estratégia muito utilizada pelas empresas que desejam vender mais e melhor, onde sua abordagem acontece pelo rastreamento com o uso de cookies que são gravados durante a navegação e pesquisas por produtos ou serviços. A partir daí, o usuário passa a visualizar mais anúncios em outras páginas, levando-o a considerar a compra.

SEO

Com o avanço do marketing digital se fez necessário o emprego aprimorado do SEO — Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), que consiste em um conjunto de regras e boas práticas para melhor ranqueamento em pesquisas. Tudo parte da escolha das palavras-chave adequadas ao negócio e promovê-las em seus conteúdos, sempre de maneira adequada e que facilite a sua leitura pelos algoritmos dos motores de busca.

Redes sociais

A forma com quem as pessoas se comunicam e consomem conteúdos mudou ao longo do tempo, uma situação em que as redes sociais passaram a ter um lugar de destaque. É comprovado que as pessoas utilizam maior parte do seu tempo livre nas redes sociais para consumir conteúdos e, até mesmo, obter informações. Devido a isso, a sua empresa deve utilizar esse canal de comunicação para estar em constante contato com o seu público-alvo.

Além disso, as redes sociais são uma excelente forma de realizar CTA — Call To Action (chamada para ação), interligando os seus canais de comunicação ou, até mesmo, convidando para finalização da venda.

Anúncios pagos

Todos os pontos que citamos anteriormente podem ser realizados de maneira orgânica e gratuita, o que já é uma grande vantagem para o seu negócio. Mas, se a sua empresa está pensando em desenvolver uma campanha promocional e quer chegar mais rapidamente ao seu cliente, poderá adotar a estratégia de anúncios pagos. Tais anúncios podem ser veiculados em rede de pesquisas ou rede de displays (que funcionará como um complemento da estratégia de remarketing).

Os anúncios pagos também podem ser adotados em redes sociais, onde são conhecidos como publicações impulsionadas. Nesse caso, essas publicações terão prioridade de impressão (exibição) para o seu público-alvo, de acordo com a segmentação adotada.

Percebeu o quanto o marketing digital é importante para a sua empresa? E o mais legal de tudo é que os custos dessa estratégia são bem mais em conta do que o marketing tradicional. E se você adotar as dicas deste artigo, poderá começar a utilizá-las sem qualquer custo, afinal, priorizamos as estratégias gratuitas (o que não significa que são menos efetivas) e podem ajudar a sua empresa a ter ótimos resultados!

Precisando de assessoria em gestão e crescimento? A Allo Consultoria Empresarial pode ser a parceria de negócios que você procura para o sucesso do seu empreendimento! Entre em contato conosco hoje mesmo e sabia como podemos te ajudar! Se preferir, utilize o seu celular para escanear o QR Code abaixo e fale conosco pelo WhatsApp!

Allo Consultoria - WhatsApp
Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

Mais artigos de Rafael Lima

Deixe o seu comentário