Allo Consultoria - Growth Hacking

Uma estratégia muito utilizada por startups (mas não se limitando somente a elas) o growth hacking é uma ferramenta do marketing para o crescimento acelerado das empresas. Já utilizado por grandes organizações de sucesso, essa estratégia ainda é pouco mencionada quando o tema é a promoção de negócios, o processo de crescimento e estabelecimento de uma marca no mercado.

Então, que tal conhecer mais sobre o growth hacking e fazer da sua empresa um case de sucesso? Certamente, as palavras-chave nesse processo serão flexibilidade e experimentos, mas, os resultados poderão te surpreender.

E se precisar de ajuda nesse processo de crescimento, conte com a Allo Consultoria Empresarial! Um dos nossos lemas e ter a inovação como base para o crescimento dos nossos clientes!

O que é o growth hacking?

Para iniciarmos nessa jornada, vamos entender o que realmente é o growth hacking, para que assim, fique mais fácil o entendimento de como aplicá-lo. Essa estratégia tem como principais fundamentos o pensamento das melhores práticas e melhoria contínua com base na identificação dos pontos críticos, levantamento de hipóteses e experimentos.

É justamente por apresentar essa característica que o faz ser adotado pelas startups, afinal, essas organizações têm como premissa os processos que estão em constante mudança.

Um pouco de história

Criado em 2010 por Sean Ellis, o terno growth hacking foi fruto da observação de empresas com crescimento acelerado e a identificação de pontos que eram comuns a todos os casos analisados. Vejamos quais são esses pontos:

  • Não adotavam o marketing tradicional;
  • Tinham equipes de growth (crescimento) compostas por profissionais de diversas áreas e perfis;
  • Realizavam uma profunda análise de dados e implementos de otimizações com base nos resultados obtidos.

Vale ressaltar que todos esses pontos ocorrem de maneira estrutura e cíclica, afinal, o crescimento não é apenas uma fase, mas um esforço diário para o processo de melhoria contínua.

Assim, os 3 pilares principais do growth hacking são:

  • O crescimento contínuo;
  • Atividades orientadas pelas métricas;
  • Experimentos e testes.

A partir dessa conceituação e abordagem histórica, vejamos quais são os passos para aplicar essa estratégia na sua empresa.

Aplicando o growth hacking

Aplicar o growth hacking pode ser mais fácil do que imagina. No entanto, para que isso seja possível é importante definir os principais objetivos a serem alcançados, levantar dados quantitativos e qualitativos, e a escolha do modelo de alavancagem. Após essas etapas preliminares, avance para o ciclo de growth hacking, que são cinco:

  • Brainstorming;
  • Estabelecimento de prioridades;
  • Condução e documentação de experimentos;
  • Implementação de testes;
  • Análise de dados e aprendizado.

Na estratégia de growth hacking são utilizadas abordagens de baixo custo para a empresa, mas que geram resultados expressivos e em curto espaço de tempo.

As 5 etapas do growth hacking

Como dissemos anteriormente, o growth hacking é uma estratégia estruturada e multidisciplinar. Nesse sentido, podemos dividi-la em 5 etapas para a sua implantação. Veja abaixo:

  • Aquisição — desenvolvimento das estratégias para geração de novos leads através de canais orgânicos e/ou pagos;
  • Ativação — geração de impactos pela marca junto ao lead, sempre se baseando em entregas que sejam agregadoras;
  • Retenção — criar estratégias para que o cliente continue comprando e interagindo com a sua empresa;
  • Receita — criar estratégias para alavancar a receita e retenção (realizar outras vendas ao cliente). Uma boa abordagem para isso é o upsell e downsell, que consiste na oferta de produtos com valor maior ou menor em relação à compra anterior, o que ajuda a aumentar o valor do ticket médio;
  • Recomendação — é uma das estratégias que mais geram resultados, pois, é baseada em prova social, ou seja, é quando os seus clientes indicam o seu negócio para outras pessoas.

Para saber mais sobre o tema, assista à entrevista realizada pelo meuSucesso.com. Nela, o jornalista e CEO da Economídia Luís Fernando Klava conversa com Edney Souza — professor e especialista em marketing digital.

Vale lembrar que o crescimento abrangente é resultado da soma de vários incrementos menores. Além disso, um dos pontos positivos e agregadores do growth hacking é a possibilidade da execução de vários experimentos simultaneamente e, dessa forma, identificar quais são os mais efetivos para cada objetivo estabelecido.

E você, já tinha ouvido falar sobre growth hacking? Pronto para começar a dar os primeiros passos dessa estratégia no seu negócio? Conte com a Allo Consultoria Empresarial nessa jornada! Nossos especialistas podem te dar todo o suporte necessário para o crescimento consistente da sua empresa!

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

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