Allo Consultoria - endomarketing na gestão de pessoas

O endomarketing — também conhecido como marketing interno — tem como foco as estratégias de marketing institucional para o público interno das organizações, onde o seu alcance principal são os acionistas e colaboradores (clientes internos). Mas você já parou para pensar na aplicação do endomarketing na gestão de pessoas?

Essa atividade consiste no trabalho colaborativo entre as áreas de marketing e recursos humanos, tendo como objetivos fundamentais o engajamento entre os colaboradores e a empresa.

Diante desse entendimento é incontestável a importância do endomarketing para as organizações. Mas você sabe aplicá-lo como ferramenta no processo de gestão de pessoas? É sobre isso que nós da Allo Consultoria Empresarial abordaremos neste artigo!

Imagem de capa: mego-studio – www.freepik.com

Defina os objetivos

Para começar a aplicar o endomarketing na gestão de pessoas é necessário definir os objetivos com base nas necessidades das lideranças setoriais. Alguns exemplos de objetivos: gerar e manter a motivação, aumentar a performance e produtividade, aprimorar a retenção de talentos, elevar o engajamento entre pessoas, melhorar o clima organizacional e demais situações que envolvam os colaboradores diante da sua percepção em relação à empresa que representam.

Para essa fase, a área de gestão de pessoas deve realizar entrevistas individuais e registrar os dados obtidos, para que assim, possa analisar não somente as necessidades de cada indivíduo, mas também ter um olhar acurado ao coletivo.

Crie um plano de ação

De posse dos dados obtidos na etapa anterior e os objetivos estabelecidos, a área de gestão de pessoas deve criar o plano de ação. Aqui, o RH e o marketing vão atuar de maneira colaborativa, com o intuito de identificar e criar os passos necessários para aplicar o endomarketing na gestão de pessoas.

Da mesma forma que o marketing deve garantir que os clientes tenham uma boa percepção de uma empresa por meio da resolução das suas necessidades e demandas, o endomarketing atua para que os colaboradores enxerguem e vivenciem as vantagens de fazer parte do time daquela empresa, despertando a sua paixão pela marca que representam.

Para alcançar o êxito na criação e execução do plano de ação, cada abordagem deve estar de acordo com a fase do projeto para cumprimento dos objetivos. Mas é importante salientar que as atividades do endomarketing são contínuas, garantindo que os resultados alcançados se perpetuem.

Aprimore o sistema de comunicação

A comunicação é um dos pilares de todas as empresas com o objetivo de gerar engajamento e a troca de informações. Nesse ponto, a preocupação do endomarketing está em identificar a melhor maneira de comunicação com o cliente interno da empresa.

O mais apropriado na aplicação do endomarketing na gestão de pessoas são os canais bidirecionais, onde a empresa e os colaboradores podem transmitir e receber mensagens, bem como prover a retroalimentação (feedback).

Algumas ferramentas são apropriadas para esse objetivo: e-mails informativos e de clipping, intranet, mural, ferramentas colaborativas como o Slack ou Zimbra, grupos de WhatsApp ou Telegram.

Vale ressaltar que além de todas as ferramentas citadas é imprescindível o diálogo aberto com os gestores, afinal, nada substitui o contato humano e a sensação de ter as suas considerações levadas a sério.

Realize eventos para os colaboradores

Allo Consultoria - palestra
Realize palestras e eventos para o público interno

Um dos grandes talentos de uma boa equipe de marketing é a capacidade de promover eventos que encantem o seu público, não é mesmo? Você já imaginou em ter esse mesmo resultado, mas para os seus colaboradores? É nesse contexto que entra em cena o endomarketing!

Promova palestras, workshops e eventos de integração para mostrar os planos que a empresa tem para o seu ativo mais valioso: as pessoas.

Com isso, cada colaborador deixa de ser um elemento isolado e adota sua posição no coletivo, além de perceber que tem o apoio da organização, despertando a paixão por ela.

Estimule a inspiração

O endomarketing na gestão de pessoas exerce também a função de estimular a inspiração e criatividade, onde desenvolverá estratégias para que isso se torne uma realidade.

Pessoas inspiradas apresentam maiores chances de vivenciarem os benefícios da felicidade no trabalho, o que ajuda a alcançar resultados cada vez melhores. Além disso, aumenta o sentimento de realização profissional e pessoal.

Essa é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas de sucesso e que vivenciam a inovação no seu dia a dia.

Apure os resultados

Os resultados do endomarketing na gestão de pessoas precisam ser acompanhados e mensurados com base em valores de parâmetro e conformidade que consideram o que foi estabelecido nos objetivos. Isso exige a implementação dos KPIs — Key Performance Indicators (indicador-chave de desempenho).

Os dados são fundamentais para que as áreas de recursos humanos e de endomarketing analisem se o plano de ação está alcançando os resultados esperados. Caso seja identificado algum desvio, os KPIs apontarão os pontos que precisam de correção e implemento de melhorias.

É importante ressaltar que a gestão do capital intelectual das empresas mudou, o que faz do endomarketing uma ferramenta indispensável na aproximação do público interno e a organização.

Talvez você precise do apoio de especialistas para colocar tudo isso em prática. Mas fique tranquilo, pois, nós da Allo Consultoria Empresarial estamos aqui para te ajudar nessa jornada! Fale conosco usando o nosso formulário de contato ou pelos telefones (21) 2486-4201 / (21) 98084-7458 (também com WhatsApp).

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

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