Allo Consultoria - educação corporativa

Falar de educação corporativa é entender que essa área cresce de maneira exponencial, resultado do aumento da necessidade de aprimoramento sistêmico e a gestão do conhecimento institucional. Isso ajuda a identificar o potencial dos colaboradores e estimulá-los à busca de novos conhecimentos, habilidades e competências.

Mas é importante salientarmos que a educação corporativa deve ter atenção na gestão do conhecimento, afinal, o ativo intelectual das organizações está em constante mutação e evolução.

Embora seja de extrema relevância, esse tema ainda é pouco discutido entre empreendedores, gestores e colaboradores. Nós da Allo Consultoria Empresarial acreditamos que o conhecimento é a base do crescimento, por isso, preparamos este artigo em que falaremos da educação corporativa como ferramenta na gestão do conhecimento.

Leia também:
A aprendizagem organizacional como ferramenta de diferenciação de mercado.

Imagem de capa: master1305 – www.freepik.com

Conceituando a gestão do conhecimento?

Para iniciarmos nossa jornada, que tal ver um pouco da conceituação do tema proposto? A gestão do conhecimento tem por objetivo gerenciar o capital intelectual da organização de maneira sistemática e estruturada.

Embora possa parecer trivial, a gestão do conhecimento vai além da simples catalogação do saber adquirido. Essa atividade tem por objetivo criar vantagens competitivas com a aplicação de estratégicas com foco no conhecimento para o seu público interno e institucional.

Vale ressaltar que o conhecimento somente é capaz de ser produzido com o processo instrucional continuado, ou seja, a educação corporativa passa a ser protagonista. Tudo acontece de maneira cíclica entre o conhecimento interno da organização e o conhecimento intrínseco dos colaboradores, garantindo a troca de informações para a elevação do nível organizacional.

Allo Consultoria - Processo de gestão do conhecimento
Processo de gestão do conhecimento

A relação da educação corporativa com a gestão do conhecimento

A educação corporativa é a atividade de capacitar e desenvolver os colaboradores de uma empresa, seguindo métodos e critérios estruturados. Ela busca implantar a cultura do aprendizado, o aperfeiçoamento de competências e habilidades conforme estabelecido no planejamento estratégico.

Talvez você esteja se questionando: o que a educação corporativa tem a ver com a gestão do conhecimento, já que são duas atividades distintos? A verdade é que essas duas áreas apresentam uma relação de coexistência, onde somente é possível educar se houver o gerenciamento do conhecimento. Por sua vez, somente haverá conhecimento para ser gerenciado se houver um ambiente de produção de conhecimento.

Todo o saber produzido é integralizado como ativos da organização, que necessita ser gerenciado para que possa gerar vantagens competitivas.

A importância da gestão do conhecimento

O conhecimento atinge o seu objetivo quando se internaliza na mente dos colaboradores e passa a integrar a cultura da organização. No entanto, não basta apenas a educação corporativa, isto é, será necessário ter políticas adequadas de gestão do conhecimento que proporcionem a conclusão desse ciclo.

Um dos benefícios da gestão do conhecimento com base na educação corporativa aborda os programas de T&D (treinamento e desenvolvimento), onde são capazes de fornecer aos colaboradores as informações necessárias para conhecerem as atividades do setor em que atuam e, em contrapartida, serão capazes de propor melhorias inteligentes com base no apoio da gestão do conhecimento.

Como você deve ter percebido, o conhecimento apenas será útil se for capaz de gerar melhorias, e essa é a função da gestão do conhecimento. Além disso, é a base do crescimento, fruto do engajamento entre todos os níveis do negócio com a troca de informações que proporcione a continuidade das operações em níveis exponenciais. A empresa que não souber gerenciar o seu conhecimento criará o “efeito ilha”, ou seja, o isolamento em torno de si mesma.

A gestão do conhecimento exerce o importante papel em conjunto com a educação corporativa nas mudanças do modelo de negócio, o que permite que a empresa se torne referência no seu segmento, além de abrir horizontes ao investir em novos mercados.

Assista ao vídeo para saber mais sobre gestão do conhecimento:

Phorte TV – Gestão do Conhecimento nas Organizações André Luiz Foganholo Conversando Sobre Gestão

Aplicando a educação corporativa para gestão do conhecimento

Partiremos para a aplicação da educação corporativa para a gestão do conhecimento, afinal, você já entende os fundamentos e a correlação entre essas duas áreas, o que vai facilitar a visualização do processo de implantação.

É importante perceber que não basta ter a intenção de promover treinamentos, mas é fundamental o levantamento das reais necessidades de desenvolvimento da empresa, para que assim, a área de T&D crie o programa de educação corporativa com o objetivo de suprir tais necessidades. Esses programas podem ser na esfera global da empresa (todas as áreas), setores específicos, ou microáreas (foco em colaboradores de maneira individual).

Allo Consultoria - Ciclo de T&D (treinamento e desenvolvimento)
Ciclo de T&D

Algumas estratégias devem ser aplicadas como, por exemplo, a elaboração de manuais e normativos que serão de responsabilidade da equipe de gestão do conhecimento, onde toda informação que os colaboradores adquirem e aperfeiçoam se tornam um ativo de alto valor para a organização. Esses manuais e normativos estabelecerão as diretrizes das necessidades da educação corporativa, a utilização desse conhecimento nas atividades do dia a dia da empresa, além da conformidade com a missão, visão e valores institucionais.

Outra aplicação da educação corporativa com foco na gestão do conhecimento é investir em treinamentos e preparatórios para as certificações profissionais dos colaboradores, o que vai melhorar de maneira considerável o know-how e performance da área. As certificações profissionais mais demandadas em relação à gestão do conhecimento são na área de projetos, tecnologia da informação e financeira.

A manutenção dos resultados obtidos com a educação corporativa ficará sob responsabilidade da área de gestão do conhecimento, onde incentivará os colaboradores a aplicarem as habilidades e competências adquiridas.

Vantagens da educação corporativa para gestão do conhecimento

Após o entendimento dos conceitos e saber quais são os principais passos de aplicação, chegou o momento de ver algumas vantagens dessa combinação de áreas que é a educação corporativa e a gestão do conhecimento. Veja os principais:

  • Estimula a inovação — equipes preparadas e capacitadas garantem que a empresa tenha um ambiente propício à inovação e emprego da transformação digital;
  • Gera tendências — uma empresa que investe na educação corporativa para a gestão do conhecimento estará sempre à frente do seu tempo. É o famoso “pensar fora da caixa”, o que gera vantagem competitiva em relação aos demais players do mercado;
  • A pessoa certa no lugar certo — colaboradores com baixo rendimento não significa, necessariamente, falta de capacidade profissional. Na maioria dos casos a pessoa apenas está desempenhando algo que não traz realização. A educação corporativa para gestão do conhecimento identifica as habilidade e aptidões de cada indivíduo, alocando-a no lugar certo. Isso vai estimular a produtividade e aumenta o engajamento;
  • Supera as crises com mais facilidade — a empresa que investe em educação corporativa e tem uma boa gestão do conhecimento é capaz de superar com mais facilidade os momentos de crises, sejam elas no ambiente interno ou externo, pois, tem um repertório de conhecimento sempre disponível e aplicável de acordo com cada cenário.

Vale lembrar que a educação corporativa para a gestão do conhecimento é um ambiente do tipo “ganha-ganha”, afinal, o colaborador tem o seu potencial desenvolvido e, para a empresa, alcançará vantagens competitivas e destaque no mercado em que atua.

Não deixe de investir em educação corporativa para gestão do conhecimento e produção de soluções. É fato que as empresas que mais se destacam no mercado são aquelas que investem no seu capital intelectual. Além disso, essa abordagem ajuda a traduzir números em estratégias de business intelligence e melhor gerenciamento de risco.

Pronto para iniciar essa jornada na sua empresa? Não se esqueça de contar com a experiência da Allo consultoria Empresarial! Solicite hoje mesmo a análise do seu negócio e veja como podemos te ajudar a ir mais longe!

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

Mais artigos de Rafael Lima

Deixe o seu comentário