Allo Consultoria - Serviços Contábeis

Realizar a gestão de empresas de serviços contábeis vai além do pensamento tradicional, onde é dado um maior enfoque ao cumprimento das obrigações legais. Gerir empresas desse segmento requer, além de tudo, percepção acurada do mercado para a adoção de novas tecnologias e métodos de trabalho.

Por outro lado, é importante salientar que as demandas dos clientes dessas empresas mudou ao longo do tempo, passando de uma necessidade burocrática para um tom mais consultivo, principalmente, no aspecto da controladoria e governança corporativa.

Para te ajudar nesse novo momento, a Allo Consultoria Empresarial traz até você este artigo com 7 dicas fundamentais para que a gestão da sua empresa de serviços contábeis esteja em conformidade com a nova realidade do mercado, bem como tenha condições de continuar crescendo de maneira estruturada e com qualidade nos serviços prestados.

1 — Vá além do que apenas cumprir obrigações legais

De fato, o Brasil é um dos países mais burocráticos em todo o mundo, o que faz surgir duas vertentes de empresas:

  • Escritórios de contabilidade — uma visão mais tradicionalista, cujo foco principal é o cumprimento de obrigações legais;
  • Empresas de serviços contábeis — esse é o novo mercado empresarial do ramo das ciências contábeis, onde incorpora sistemas de gestão mais atuais.

Como nosso objetivo é dar dicas fundamentais para uma boa gestão, não poderíamos começar de outra forma, onde nossa principal orientação é: vá além do que apenas cumprir obrigações legais.

Nesse sentido, fica claro o nosso foco em empresas de serviço contábeis, afinal, essa é a nova tendência do mercado, fazendo que as empresas mais tradicionais adotem medidas de aprimoramento e modernização da sua visão desse segmento.

2 — Identifique necessidades e oportunidades

Agora que você já entendeu que é fundamental não ter como foco principal apenas o cumprimento de obrigações legais, temos a segunda dica que complementa a primeira: identifique as necessidades dos seus clientes e encontre novas oportunidades de negócios.

Como falamos anteriormente, o mercado empresarial mudou de maneira considerável, onde novas demandas surgiram ao longo do tempo, o que afeta, inclusive, a gestão de empresas de serviços contábeis. Nesse sentido, você deve criar estratégias de criação de valor para o seu cliente, abordando um viés consultivo, orientador e de capacitação no que há de mais atual que as ciências contábeis tem desenvolvido atualmente.

Já pensou em ajudar os seus clientes em processos como, a formação adequada de preços, a classificação fiscal correta e a definição das políticas de benefícios? Uma empresa de serviços contábeis pode fazer isso e muito mais! Tudo agregará valor e o seu cliente passa a ter uma percepção de parceria de negócios entre as partes.

Lembre-se que toda oportunidade surge de uma necessidade, então, é imprescindível estar atento e ter um canal de comunicação aberto com o seu público-alvo.

3 — Implemente a governança corporativa

De acordo com o IBGC a governança corporativa é definida como o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Seus principais pilares são: transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa.

De acordo com a definição e princípios da governança corporativa fica notável a relevância da sua adoção na gestão de empresas de serviços contábeis, seja no que tange o seu ambiente interno ou externo, bem como no relacionamento com os clientes durante a prestação dos serviços.

Uma das grandes vantagens da aplicação da governança corporativa para a sua empresa de serviços contábeis é a elevação do potencial para entrada de capital financeiro com a chegada de novos acionistas e o aporte de investidores. Além disso, empresas que adotam esse sistema de administração transmitem ao mercado a imagem de compromisso e seriedade em suas operações.

4 — Organize os processos

Outro ponto muito importante para ter uma boa gestão de empresas de serviços contábeis diz respeito à organização dos seus processos. As atividades desse tipo de empresa são baseadas em pequenas entregas que ocorrem em ciclos. Desse modo, é importante adotar pelo menos uma metodologia ágil como, por exemplo, kanban ou scrum.

A metodologia kanban pode ser mais interessante para esse tipo de empresa, podendo ser do tipo geral (todas as áreas) ou setorizado, onde cada área terá o seu gerenciamento por essa metodologia. O kanban consiste em relacionar visualmente tudo o que deve ser feito, o que está em andamento e o que já foi concluído. Pode-se, ainda, incluir os responsáveis por cada tarefa, o que facilita a gestão de pessoas e a divisão de tarefas.

Quer saber mais sobre como funciona a metodologia kanban? Então assista ao vídeo da Pluga, onde tudo é explicado em detalhes e com fácil compreensão.

Pluga.co – Kanban: o que é Kanban? Como funciona o Kanban?

Aliado ao kanban, ainda é possível adotar medidas que sirvam de base para o implemento de programas de melhoria contínua e otimização do negócio. Uma boa indicação para essa finalidade é a ferramenta DMAIC (muito utilizada em projetos que utilizam a metodologia Seis Sigma).

Basicamente, essa ferramenta é dividida nos seguintes ciclos:

Allo Consultoria - DMAIC
  • D (Define / Definir) — definir o problema e não o efeito causado pelo problema;
  • M (Measure / Medição) — medição dos resultados. Deve haver confiança nos resultados de medição;
  • A (Analyse / Analisar) — analisar e descobrir a potencial causa raiz do problema;
  • I (Improve / Implementar) — implementar ações que vão eliminar a causa raiz;
  • C (Control / Controle) — controlar e mensurar com análise crítica tudo que foi implementado nas fases anteriores. Se necessário, deve ser implementada imediatamente as ações corretivas.

Outras ferramentas e metodologias podem ser incorporadas a esse pacote de estratégias, mas é importante ter cautela na escolha, a fim de evitar o conflito de abordagens e resultados.

5 — Delegue tarefas e faça o job rotation

Para que o seu escritório de contabilidade se transforme em uma empresa de serviços contábeis é preciso que, acima de tudo, desvincule o seu pleno funcionamento à condição da presença do proprietário, ou seja, o contador titular. Ter esse tipo de dependência atrasa não somente as atividades corriqueiras, mas impede o crescimento da empresa e o desenvolvimento dos colaboradores.

Nesse cenário é imprescindível a delegação de atividades, havendo uma distribuição mais igualitária. Em complemento a isso, devem ser adotadas políticas de empowerment, ou seja, delegar também as decisões de menor complexidade. Com a adoção dessas duas estratégias os líderes e gestores estratégicos terão tempo disponível para a tomada das decisões mais sensíveis e o desenvolvimento de novas soluções para o negócio.

Outra boa prática para preparar a empresa de serviços contábeis para caminhar de maneira mais autônoma e uniforme é implementar a política de job rotation, também conhecido como rodízio de tarefas. Essa estratégia faz com que o colaborador reveze tarefas com outros colaboradores e setores. Isso o torna um profissional multidisciplinar e com habilidades em várias áreas.

Toda empresa bem sucedida deve ser capaz de caminhar sozinha, sem o constante monitoramento e atuação em tarefas operacionais pelo seu contador titular, por isso, é fundamental adotar essa dica de maneira contínua.

6 — Incorpore novas tecnologias

É fundamental adotar as novas tecnologias para ter sucesso na gestão de qualquer empresa, e as de serviços contábeis não pode ficar de fora dessa realidade. Não basta adotar um sistema que gerencie as demandas legais para que os seus clientes estejam em dia com a legislação; é preciso ir além, investir em plataformas de gestão profissional do seu negócio.

A adoção dos meios digitais e multiplataformas é essencial para gerar integração e disponibilidade de acesso às informações. O uso da IA (Inteligência Artificial) diminui os trabalhos repetitivos, além de gerar resultados mais rápidos e com alto grau de confiabilidade.

A integração deve acontecer também entre a empresa e os seus clientes, onde, por meio de APIs — Application Programming Interface (interface de programação de aplicações) e Web Service seja possível acompanhar e registrar em tempo real todas as operações realizadas, evitando a circulação desnecessária de documentos e o atraso de acesso às informações.

Adote alguma plataforma de GED — Gerenciamento Eletrônico de Documentos e tenha maior aproveitamento do espaço físico, tendo em vista que esse é um dos ativos de maior custo para as empresas. Além disso, a tramitação, tratamento e arquivamento eletrônico de documentos é mais seguro e moderno.

7 — Faça parcerias de negócios

Nenhuma empresa sobrevive sem parcerias de negócios e/ou isolada no mercado. Para ter uma gestão de empresas de serviços contábeis é necessário interagir com o mercado empresarial, o que gera uma sinergia de produção e troca de conhecimentos. Isso vale, inclusive, para a parceria entre empresas do mesmo segmento, afinal, o concorrente não deve ser visto como uma ameaça.

Faça parcerias de negócios com empresas de tecnologia, advocacia, marketing, consultoria empresarial e outros, sempre com o objetivo de montar uma network corporativa e contribuir ativamente para o mercado, gerando bons resultados não apenas para a sua empresa, mas também para os parceiros de negócios.

Ao adotar esse posicionamento, certamente, a sua empresa terá mais indicações para negócios e clientes, será mais lembrada em caso de necessidades, além de se tornar uma autoridade e referência no segmento de serviços contábeis.

Pronto para melhorar a gestão da sua empresa de serviços contábeis? A Allo Consultoria Empresarial pode te ajudar em todos os pontos citados no artigo e outras necessidades do seu empreendimento. Entre em contato conosco agora mesmo e fale com um dos nossos consultores sobre as necessidades do seu negócio.

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Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

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