Allo Consultoria - contencioso trabalhista

O contencioso é uma das áreas do direito que ajuda as empresas a evitarem problemas, conflitos e contestações que são o resultado do choque de ideias. O conflito de interesses surge nas diversas áreas de uma empresa, onde, quase sempre, tais ocorrências são levadas ao Poder Judiciário para que um Conselheiro ou Juiz decida de forma definitiva.

No ambiente empresarial é comum a necessidade da estruturação da área de contencioso trabalhista, resultado dos inúmeros litígios entre empregador e empregados. Mas você sabe o que realmente vem a ser o contencioso trabalhista? Entende qual é o papel do advogado nesse cenário? Para responder estas e outras perguntas a Allo Consultoria Empresarial traz até você este artigo em que explicaremos tudo em detalhes. Então, continue a leitura e saiba mais!

O que é o contencioso trabalhista?

Não é uma realidade nova que as empresas enfrentam litígios, principalmente, nas relações trabalhistas. Isso é o resultado do choque de ideias e o conflito de interesses entre empregador e empregados, o que também alcança os serviços terceirizados. Essa situação se tornou ainda mais presente com a Reforma Trabalhista, que entrou em vigor com a publicação da Lei Nº 13.467/2017. Tais mudanças impactaram fortemente nos novos acordos e contratos de trabalho, principalmente, no entendimento do que seja a quebra das cláusulas estabelecidas entre as partes.

O contencioso trabalhista pode agir no âmbito administrativo, onde atua em questões habituais do dia a dia, recursos humanos, relações de trabalho e outros, ou contencioso cível, quando a situação de litígio e conflito envolve questões contratuais, acordos coletivos e outros elementos que são levados ao Poder Judiciário.

Qual o papel do advogado no contencioso trabalhista?

A gestão do contencioso trabalhista deve ser fruto do esforço coletivo e colaborativo das lideranças e demais tomadores de decisão, no entanto, o advogado passa a ocupar uma função essencial, onde atua nas seguintes atividades:

  • Levanta e acompanha as ações em curso;
  • Atua na defesa da empresa com a apresentação de impugnações e recursos;
  • Busca alternativas extrajudiciais para resolução de conflitos e litígios;
  • Realiza diligências que envolvem os processos e demais ações;
  • Orienta as lideranças quanto às normas vigentes;
  • Cria normativos e demais instrumentos de controle que tem por objetivo dirimir situações de conflito e reger as relações de trabalho.

Nesse sentido, é fundamental que empreendedores e gestores percebam que a estruturação do setor de contencioso não é um gasto, mas uma fonte de atividades estruturadas que diminuem os atritos nas relações de trabalho, reduzindo o passivo financeiro dessa origem.

Allo Consultoria - funções do advogado no contencioso trabalhista
Crédito: Freepik

Como diminuir os impactos com o contencioso trabalhista?

O contencioso trabalhista sempre foi uma das maiores preocupações das empresas, onde gera um passivo financeiro que desestrutura o fluxo de caixa e o capital de giro de maneira profunda. Além disso, tais litígios afetam diretamente a imagem da empresa, onde sua reputação tende a inspirar cuidados nas relações de trabalho, o que afeta o clima organizacional e dificulta a captação de mão de obra qualificada.

Mas há medidas que podem ser adotadas para diminuir os impactos com o contencioso trabalhista, onde tais abordagens devem ser executadas de maneira constante. Vejamos abaixo algumas boas práticas:

  • Conte com uma boa assessoria jurídica e de gestão de conflitos litigiosos;
  • Invista em estratégias para melhorar o clima organizacional;
  • Busque identificar possíveis situações de conflito antes que elas aconteçam;
  • Aplique corretamente a legislação;
  • Documente em detalhes qualquer mudança ou implemento de novas abordagens;
  • Entenda que o capital humano é o ativo de maior valor de toda empresa;
  • Adote o Compliance Trabalhista.

Em resultado a empresa conseguirá diminuir os processos trabalhistas, as fiscalizações pelos órgãos competentes e ter uma melhor previsibilidade do seu capital financeiro, onde os gastos com verbas indenizatórias tende a cair. Além disso, a empresa melhora a sua reputação no mercado, tornando-se uma referência na gestão do seu capital humano.

Contar com a assessoria especializada é fundamental para que a empresa adote as medidas necessárias ao contencioso trabalhista, diminuindo as situações de litígio e demais efeitos negativos que elencamos anteriormente. Nesse sentido, a Allo Consultoria Empresarial é especialista na gestão de conflitos e litígios e podemos cuidar do contencioso trabalhista da sua empresa!

Quer saber mais como podemos ajudar o seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma análise completa por um dos nossos especialistas!

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

Mais artigos de Rafael Lima

Deixe o seu comentário