Allo Consultoria'

Como já falamos em outros artigos, desenvolver a gestão de uma empresa requer o acesso e interpretação de informações, o que sustenta a tomada de decisão. Além disso, necessita do apoio de outras áreas que proporcione o gerenciamento mais ágil e assertivo. A maior fonte de êxito para esse processo é a integração, onde o fluxo de informação cria um ambiente avançado de análises para a condução das atividades do negócio. Mas, por que a contabilidade e a gestão devem caminhar juntas? É sobre isso que abordaremos neste artigo! Continue esta leitura para saber em detalhes cada ponto desse tema tão relevante para o seu negócio!

Aproveite para acessar a nossa página de serviços e descubra como podemos integrar a contabilidade e gestão da sua empresa para o alcance de melhores resultados!

Quer falar conosco pelo WhatApp? Escaneie o QR Code abaixo com o seu celular e seja redirecionado automaticamente!

Allo Consultoria - WhatsApp

Os números contam a história do negócio

Um jargão muito conhecido entre os profissionais da gestão e da contabilidade é: os números falam! Então não é possível falar em gestão sem a coleta, análise e interpretação de dados. Nesse contexto, a contabilidade é a área que mais atua como a provedora desses elementos.

Diante disso é plenamente afirmativo que a contabilidade e a gestão devem caminhar juntas, onde os dados são obtidos, principalmente, por meio dos demonstrativos contábeis (Balanço Patrimonial, Demonstrativo do Resultado do Exercício, Demonstrativo do Fluxo de Caixa, Demonstrativo das Mutações do Patrimônio Líquido e outros).

A partir desses relatórios a contabilidade vai extrair os indicadores financeiros que servirão para a tomada de decisão pela área de gestão, proporcionando maior confiança para esse processo.

Elaboração do orçamento empresarial

A elaboração do orçamento empresarial é uma das atividades da gestão, que consiste em analisar, estruturar e limitar o capital financeiro para que a empresa desenvolva as suas atividades operacionais em um determinado período (normalmente o orçamento é anual). No entanto, para elaborar um orçamento consistente e confiável é necessário saber o saldo dos centros de custo atual e anteriores, para que assim, possa ser feita a projeção dos gastos. É aí que entra em cena a contabilidade aliada a gestão.

A contabilidade vai disponibilizar as informações das contas contábeis e centros de custos em uma análise horizontal e baseada em cronologia decrescente, possibilitando que os gestores projetem o orçamento futuro, acrescido de uma margem de segurança e a estimativa de crescimento operacional.

Outro ponto muito importante é que a contabilidade possibilita separar uma parte do capital financeiro em forma de provisões, que é utilizada para pagamento de impostos, cobertura de pagamentos de clientes duvidosos, contingência e outros casos previstos nas regras contábeis.

Acompanhamento da evolução do patrimônio

Um dos objetivos das empresas é evoluir no mercado em que atua e criar estratégias que resulte no crescimento do seu patrimônio. Para isso, a gestão cria o planejamento estratégico de médio a longo prazo, com as metas que permitam alcançar esses objetivos. Para aferir o desenvolvimento desse planejamento a gestão precisa contar com o apoio da contabilidade, tendo em vista que essa área é responsável por acompanhar a evolução do patrimônio da empresa.

Com base no monitoramento realizado pela contabilidade a gestão verificará o ritmo da evolução do patrimônio da empresa e analisará se está em conformidade com o esperado, do contrário, haverá tempo hábil para a adoção de medidas corretivas caso seja necessário.

Gestão tributária baseada em eficiência financeira

Um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores das empresas é a alta carga tributária vigente no território brasileiro, o que gera gastos altos e diminui a margem de lucro das operações. Diante desse cenário a contabilidade e gestão devem caminhar juntas, auxiliando as empresas a diminuírem os custos tributários com o emprego do planejamento baseado em estudos da legislação.

Allo Consultoria - gestão tributária
Estudo da legislação para aplicação da gestão tributária

Assim, a contabilidade vai se valer do que a legislação estabelece e criará estratégias para diminuir a carga tributária. São três as principais abordagens: evitar o fato gerador, postergar o pagamento dos tributos (sem a incidência de multa) e aproveitar plenamente o crédito tributário que a empresa tem direito.

Com esse apoio da contabilidade a gestão será capaz de executar o seu planejamento financeiro de maneira mais eficiente, afinal, contará com mais recursos para investir no empreendimento.

Estar em dia com as obrigações legais

O Brasil é um dos países mais burocráticos em todo o mundo, o que gera barreiras para o processo de gestão das empresas nacionais, ou das estrangeiras que mantém suas operações em nosso território. Aliado a isso, a legislação fiscal, tributária e trabalhista é complexa, o que gera inúmeras dúvidas e obrigações que devem ser cumpridas para não sofrer penalizações.

Para a tranquilidade dos profissionais da área da gestão, a contabilidade além de ser uma área estratégica de planejamento, também é responsável pelo cumprimento das obrigações legais citadas anteriormente. Nesse sentido, é inegável que a contabilidade e gestão devem caminhar juntas, onde a união de esforços colaborativos resultará em um ambiente estável para o andamento das operações, bem como a certeza de que o negócio está em dia com tudo o que a lei determina.

Gestão de processos e melhoria contínua

Como dissemos anteriormente, os profissionais da área de contabilidade têm todo o conhecimento para atuarem em posições estratégicas, onde está em paridade e atua em conjunto com a gestão nas atividades de processos e programas de melhoria contínua.

Esses profissionais têm todo o know-how na área de gestão de pessoas, estudos de metodologias de gestão de processos, implantação e acompanhamento de projetos e programas de aperfeiçoamento empresarial.

Nesse sentido, a contabilidade atua na gestão de processos e melhoria contínua no que engloba as análises quantitativas. Já a gestão geral cuida do processo decisório e análises qualitativas. Ao unir a contribuição dessas duas áreas será estabelecido um ambiente integrado e completo para a evolução dos processos e programa de melhoria contínua.

Com base em tudo o que foi dito aqui é inegável que a contabilidade e gestão devem caminhar juntas, tendo em vista que são áreas complementares entre si e o resultado dessa interação é um ambiente empresarial avançado e consistente no mercado em que atua.

Com a Allo Consultoria Empresarial você pode integrar as áreas de contabilidade e gestão do seu negócio! Entre em contato conosco pelo telefone (21)2486-4201, WhatsApp (21)98084-7458 ou utilize o formulário para enviar a sua mensagem!

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

Mais artigos de Rafael Lima

Deixe o seu comentário