Allo Consultoria - BPO - Business Process Outsourcing

Falar de BPO — Business Process Outsourcing é preciso que, antes de tudo, compreenda o ciclo funcional de um negócio. O que caracteriza uma empresa é a união de recursos (físicos, financeiros e humanos) e processos em prol de um objetivo comum, ou seja, a produção e comercialização de produtos ou serviços. No entanto, nem todas as atividades são diretamente ligadas a atividade-fim (core business), porém, as atividades-meio são fundamentais para o apoio e funcionamento das organizações. E é justamente nesse momento que entra em cena o BPO.

Aqui, faremos também uma breve abordagem das diferenças entre Business Process Outsourcing e terceirização. Quer saber mais sobre esse e outros pontos? Então continue esta leitura a aprenda mais sobre o tema!

Imagem de capa: fauxels / Pexels

O que é Business Process Outsourcing?

Com o seu surgimento por uma necessidade do mercado, o BPO — Business Process Outsourcing (terceirização de processos de negócios) é uma atividade de apoio, afinal, ao longo do tempo, as empresas se viram em um ambiente em que precisam se concentrar no seu core business. No entanto, do início ao fim dessa jornada há inúmeras atividades que devem ser desempenhadas para que o negócio alcance os seus objetivos.

Além disso, são adicionadas às preocupações das empresas a obrigação de aumentarem a sua produtividade, ao passo que, na contramão dos gastos, são obrigadas a reduzir custos.

Mias como conseguir toda essa efetividade sem abrir mão da qualidade das atividades-meio, ou seja, os processos de apoio que estão ligados diretamente ao negócio? A resposta é delegar à outra empresa as atividades de apoio, as quais serão assumidas pelo BPO.

Diferenças entre Business Process Outsourcing e terceirização

Embora compartilhem de alguns conceitos, o Business Process Outsourcing e a terceirização são abordagens diferentes, onde cada uma tem suas finalidades e características.

A terceirização, normalmente, lida com tarefas de baixa complexidade, maior volume de atividades e menor necessidade de especialização. Por outro lado, o BPO vai no sentido oposto, atuando com serviços pontuais e específicos realizados por profissionais especializados nas suas áreas de atuação.

Ainda falando dessa diferença, a terceirização atua com atividades de apoio de menor complexidade, enquanto o Business Process Outsourcing assume atividades diretas da gestão do negócio como, por exemplo, financeiro, compras, gestão de estoque, tecnologia da informação, jurídico e outros.

Além disso, a terceirização costuma ter as suas atividades realizadas in loco, já o BPO apresenta maior flexibilidade, afinal, um dos seus pilares é o uso da tecnologia para agregar valor à gestão do negócio.

Vantagens e desvantagens do Business Process Outsourcing

Com base na conceituação do Business Process Outsourcing e o entendimento das diferenças com a terceirização tradicional, talvez você esteja se perguntando: quais são as vantagens do BPO? Vejamos abaixo:

  • Permite dedicar maior atenção às necessidades do negócio e os processos de geração de valor;
  • Apoio de profissionais especialistas nas atividades-meio e que são diretamente ligadas ao negócio;
  • Ajuda a diminuir os custos trabalhistas;
  • Aumenta a produtividade das áreas atendias pelo BPO com a adoção de workflow e gerenciamento de processos.

Embora com muitas vantagens, o BPO também apresenta algumas desvantagens, mas nada que possa afetar o bom desempenho e resultados desse processo. Vejamos os principais:

  • Os dados da empresa passam a ser compartilhados e, assim, ficam mais expostos a terceiros;
  • Há uma certa descentralização das atividades, o que gera a necessidade do alinhamento constante das estratégias e da comunicação;
  • Necessita de uma análise minuciosa do contrato de prestação de serviços em relação aos custos e os resultados esperados.

Como você pode perceber, os pontos citados não apresentam uma natureza de grandes desvantagens, apenas demandam maior atenção no que tange os processos de gerenciamento das atividades do BPO.

Se de fato a maior necessidade do negócio for a dedicação da atenção às atividades-fim e que realmente são a fonte geradora de valor, decerto, será uma grande vantagem a adoção do Business Process Outsourcing em uma ou mais áreas do empreendimento.

E você, já tinha ouvido falar do BPO — Business Process Outsourcing? A Allo Consultoria Empresarial pode te ajudar no levantamento das necessidades e implantação dessa estratégia! Entre em contato conosco usando o nosso formulário, ou pelos telefones (21) 2486-4201 e (21) 98084-7458. Se preferir, aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e seja redirecionado automaticamente para o nosso WhatsApp.

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Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

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