Allo Consultoria - formação de preço

Empreender e conduzir um negócio nem sempre é uma tarefa fácil. Embora os empreendedores e gestores detenham os conhecimentos específicos da área do seu negócio, não é raro encontrar um erro que pode ser o divisor de águas entre o sucesso e fracasso: a formação de preço.

Nesse processo há muitos fatores que devem ser considerados, sejam eles financeiros e não financeiros. Para ajuda-lo, trazemos até você este artigo que servirá como o seu guia do dia a dia para a correta análise e precificação dos seus ativos comercializados, sejam eles produtos e/ou serviços.

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Os elementos não financeiros

Uma grande maioria dos empreendedores e gestores têm a percepção que a formação do preço envolve apenas os custos e despesas, ou seja, os elementos financeiros. No entanto, o preço dos produtos e serviços vai além disso e, inclusive, boa parte da sua composição é com base em elementos não financeiros, onde são consideradas as características empíricas, tais como:

  • A percepção dos clientes;
  • A segmentação de renda dos clientes;
  • A qualidade dos produtos e serviços
  • O posicionamento de mercado;
  • O preço da concorrência;
  • A presença e o alcance geográfico.

Esses e outros elementos correlatos tem um caráter qualitativo, no entanto, são de grande importância para o processo de decisão e formação de preço em todas as empresas.

O método markup

A formação de preço pelo método markup (ou taxa de marcação) é um dos mais utilizados pelas empresas, onde leva em consideração a cobertura dos gastos (custos diretos, custos indiretos e as despesas), impostos e o lucro que se deseja alcançar em cada transação comercial.

Allo Consultoria - composição do preço
Composição do preço

Nesse processo, o markup pode ser decomposto da seguinte forma, partindo de uma base:

Allo Consultoria - markup
Estrutura básica do markup (taxa de marcação)

Onde a taxa de marcação é calculada pela fórmula:

1 / (1 – Soma %)

Vejamos um exemplo:

Uma loja de roupas precisa aplicar o preço de venda de uma linha de calças utilizando o método markup e os dados a serem considerados são: Base (custos totais) = R$50, ICMS = 18%, comissão de venda = 4%, outras despesas = 23% e margem de lucro = 15%.

O primeiro passo é calcular a taxa de marcação, conforme a fórmula anterior:

Soma % = 18% + 4% + 23% + 15%
Soma % = 60%

Taxa de marcação = 1 / (1 – 0,60)
Taxa de marcação = 2,50

Agora que o markup (taxa de marcação) já é conhecido, basta multiplicá-lo pela Base (custos totais):

Preço = R$50 x 2,5
Preço = R$125

O método pela margem de contribuição

A formação de preço pela margem de contribuição também é muito empregado nas empresas, principalmente, pelo fato de ajudar no planejamento financeiro e a busca pelo ponto de equilíbrio.

Esse modelo de precificação busca identificar o percentual de que o produto contribui para a cobertura dos custos variáveis, ou seja, que varia de acordo com o volume de vendas. A partir daí, agregue ao preço a cobertura dos custos fixos (que ocorrem independente do número de vendas) e ainda tenha uma sobra na forma de lucro.

Para calcular em valor monetário, aplique a seguinte fórmula:

Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis

Mas também é possível obter o valor em percentual. Para isso, aplique a fórmula:

Margem de contribuição = ((Valor de venda – Custos e Despesas variáveis) / Valor de venda) x 100

Ter a correta precificação dos produtos é algo fundamental para o sucesso de um negócio, uma situação que corrobora para atingir o break even point e, a partir daí, seguir na geração de caixa e lucro em suas operações. Erros na formação de preço é uma fonte geradora de risco corporativo, no entanto, quando bem realizado, cria um ambiente de vantagens competitivas.

Conte com o apoio da Allo Consultoria Empresarial para equilibrar as finanças da sua empresa e ter a correta formação de preço em produtos e serviços. Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma análise completa do seu negócio!

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

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