Allo Consultoria - negócio online

Como já citamos em outros artigos, empreender é o desejo de uma grande parcela da população brasileira. No entanto, a realidade dos negócios vem mudando ao longo dos últimos anos, onde presenciamos um aumento dos negócios online, seja os que já são concebidos nessa modalidade, bem como os que migraram do ambiente físico para o digital (negócio online).

Isso é fruto das mudanças do mercado empresarial e, principalmente, do público consumidor, que tem preferido acessar serviços e realizar compras onde quer que estejam, sem a necessidade de deslocamento. Nesse sentido, muitas oportunidades de negócios surgiram, tornando possível a realização do sonho de ser um empreendedor, afinal, um negócio online apresenta muitas vantagens em relação aos seus custos.

Então, veja aqui como iniciar o seu novo negócio online do zero!

Tenha um espaço dedicado ao seu negócio

Um negócio online pode ser iniciado na sua casa, no entanto, isso não significa não ter a preocupação em delimitar um espaço dedicado às suas atividades como empreendedor. Ao fazer isso você terá mais organização, delimitação entre as rotinas pessoais e empreendedoras, além de criar um ambiente que evita distração (aumentando a sua produtividade).

Escolha o mercado e nicho

O próximo passo para começar um negócio online do zero é escolher o mercado (classificação abrangente) e o nicho (classificação específica). A escolha desses itens direcionará a missão, visão e valores do negócio, além de ser a base para a captação dos demais recursos e estruturação das atividades.

Um negócio online permite atividades desde a prestação de serviços, até a venda de produtos, tudo de maneira digital, com alto nível de gerenciamento e qualidade no atendimento ao cliente.

Para definir o mercado e o nicho, você deve responder quatro perguntas-chave (como ensinamos neste outro artigo): o quê? Para quem? Como? Resultado?

Além de escolher o mercado e o nicho de interesse é fundamental entender e definir corretamente (e de maneira bem delimitada) quem será o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que vão comprar os seus produtos e contratar os seus serviços.

Elabore o planejamento estratégico

Não é pelo fato de ser um negócio online que você deve abrir mão do planejamento estratégico. Pelo contrário, um negócio online tem um alto nível de flexibilidade, por isso, é fundamental definir o futuro do negócio, os recursos necessários, a definição das métricas e o cronograma para cada fase do negócio nos próximos anos.

Faça a captação de recursos

Agora que você já escolheu o mercado, definiu o nicho do seu negócio online e elaborou o planejamento estratégico, chegou o momento de realizar a captação dos recursos necessários, principalmente, o financeiro. Se você optar por ser MEI (microempreendedor individual) há disponível no mercado inúmeras linhas de crédito e capital de giro para esse segmento.

De posse dos recursos financeiros, será possível adquirir os demais que são necessários para o desenvolvimento do negócio. A vantagem de ter uma empresa digital é que você pode começar as suas atividades na sua própria casa, o que vai reduzir os custos de maneira considerável.

Crie a sua presença na web

Allo Consultoria - presença na web
Crédito: Freepik

Pronto para tornar o seu negócio online mais tangível? Para isso você precisar desenvolver a sua presença na web, ou seja, criar o seu site institucional, um blog para produzir conteúdo que gere engajamento com o seu público, criar perfis nas redes sociais e desenvolver as demais estratégias de marketing digital para promover o seu negócio.

A tecnologia avançou e se tornou descomplicada ao longo dos anos, o que permite adotar um posicionamento do tipo “faça você mesmo”. Por exemplo, se você pretende vender produtos pela internet, pode utilizar as plataformas de marketplace, ou desenvolver o seu próprio e-commerce utilizando WordPress + WooCommerce. As possibilidades são infinitas e cada solução vai de acordo com o seu planejamento orçamentário.

Otimize os canais de distribuição

Um negócio online também deve se preocupar com os canais de distribuição, ou seja, a maneira como os seus produtos e serviços chegam aos seus clientes. Por isso, analise bem a sua atividade-fim e o perfil dos seus clientes, além de como deseja gerar satisfação e resultados positivos em cada relação comercial entre as partes. A partir daí, você pode atuar de maneira proativa na otimização dos canais de distribuição, o que vai ajudar a levar o seu negócio cada vez mais longe.

Estude as tecnologias que envolvem o seu negócio

Um negócio online é baseado no uso de algumas tecnologias específicas ao mercado e o nicho escolhido, além de outras que servem como suporte para a atividade-fim. Nesse sentido, é fundamental estudar as tecnologias que envolvem o seu negócio, buscar novas soluções e tentar extrair o máximo de benefícios que cada uma tem a oferecer. Isso vai criar um ambiente flexível que permite a remodelagem dos processos que, consequentemente, garante um crescimento acelerado e consistente.

Pronto para começar o seu negócio online? Lembre-se que toda transformação começa com o primeiro passo! E para isso você pode contar com a Allo Consultoria Empresarial! Converse hoje mesmo com um dos nossos consultores e descubra como podemos te ajudar nessa nova jornada.

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

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