Allo Consultoria - Business intelligence

O ambiente dos negócios é cada vez mais competitivo e complexo, onde as organizações que souberem utilizar as informações a seu favor serão as que melhor se destacarão no mercado e alcançarão os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico. Nesse contexto, surge o business intelligence — BI, uma metodologia que é um dos alicerces das organizações que desejam ir mais longe.

Esse é um tema muito importante para todos os empreendedores e gestores, por isso, nós da Allo Consultoria Empresarial trazemos até você este artigo em que elencamos 6 benefícios do business intelligencepara a gestão empresarial.

Aproveite também para entrar em contato conosco e solicite a análise completa do seu negócio e descubra como o BI pode ser implementado na sua empresa! Escaneie o QR Code abaixo com o seu celular e seja redirecionado automaticamente para o nosso WhatsApp!

Allo Consultoria - WhatsApp

O que é business intelligence?

O business intelligence (ou simplesmente BI) é uma metodologia que utiliza a inteligência de mercado aliada a outros elementos, como: informações, planejamento estratégico, análises, pesquisas e outros elementos relacionados. Seu objetivo é a conquista de vantagens competitivas e destaque no mercado.

Mas não é possível falar de business intelligence sem que a empresa conte com uma base sólida de dados, com posterior tratamento, transformando-os em informações de relevância. Dessa forma, é fundamental contar com bons softwares de gestão e de análise de dados.

Para implantar o business intelligence na sua empresa você deve executar quatro passos essenciais:

  1. Coleta de dados (internos e externos);
  2. Tratamento dos dados, transformando-os em informações;
  3. Promoção das ações necessárias ao BI;
  4. Monitoramento dos resultados e correção dos desvios.
Allo Consultoria - Elementos do business intelligence
Principais áreas que são englobadas pelo business intelligence

A adoção de ferramentas auxiliares de gestão como o PDCA, matriz SWOT e o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) podem facilitar o processo de implantação e desenvolvimento do BI.

Você também vai precisar de alguma ferramenta de tratamento de dados com criação de dashboards como, por exemplo, o Microsoft Power BI e o Google Data Studio, além de contar com um banco de dados que contenha o registro de todas as movimentações do negócio.

Conheça os benefícios do business intelligence

Agora que você já compreende o conceito do business intelligence, sua forma de funcionamento e como implantá-lo na sua empresa, chegou o momento de conhecer os seus principais benefícios (relacionamos aqui os seis principais).

1 — Melhor percepção do seu negócio

O business intelligence é um processo que realiza análises profundas do negócio utilizando os dados e informações que são produzidos ao longo do tempo, o que viabiliza a melhor compreensão do negócio, bem como ajuda a medir os resultados das metodologias aplicadas nos processos operacionais e demais estratégias mercadológicas.

2 — Conhecimento do seu público-alvo

É essencial conhecer o perfil do público-alvo para planejar as medidas necessárias de promoção e adesão ao seu negócio, sempre com foco em entender as necessidades, demandas e desejos de consumo. O business intelligence atua de maneira consistente no conhecimento dos seus clientes e potenciais clientes, tanto pela abordagem quantitativa, quanto pela qualitativa.

3 — Descoberta de novos mercados

Alicerçado em análises do ambiente interno e externo, o business intelligence ajuda a identificar oportunidade em novos mercados com base no desenvolvimento de novas soluções para as necessidades ainda não exploradas. O resultado é a oferta de produtos e serviços com base em inovação, o que coloca a empresa em posição de destaque no mercado.

4 — Agilidade no processo de decisão

Decisões ágeis e precisas são de alta importância para que as empresas atinjam o alvo antes dos seus concorrentes. No business intelligence as informações são a base do conhecimento e do desenvolvimento, o que ajuda a descentralizar as atividades de tomada de decisão, gerando autonomia e celeridade.

5 — Mensuração em tempo real

Mensurar os resultados em tempo real é uma grande necessidade das empresas, ao qual o BI traz como um forte benefício, permitindo que os KPIs estejam sempre atualizados. Nesse sentido, se for identificado algum desvio do planejado, será mais fácil e ágil implementar as medidas corretivas.

6 — Respostas rápidas e resultados em menor espaço de tempo

O BI garante o uso inteligente dos recursos disponíveis e incentiva o desenvolvimento de novas soluções. Nesse sentido, os processos são otimizados em um movimento de melhoria contínua.

Isso faz com que a empresa tenha respostas ágeis e entregas de resultados em menor espaço de tempo, o que gera vantagens competitivas ao negócio.

Esses são alguns dos muitos benefícios que o business intelligence proporciona às empresas que adotam essa ferramenta de gestão, e as que abrirem mão dessa estratégia estarão fadadas a estarem sempre na sombra dos seus concorrentes.

Então, o que você está esperando para adotar o BI agora mesmo? Os especialistas da Allo Consultoria Empresarial podem te ajudar nessa jornada! Conheça os nossos serviços e saiba como podemos ajudar o seu negócio a ir mais longe!

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

Mais artigos de Rafael Lima

Deixe o seu comentário