Allo Consultoria - Aprendizagem organizacional

É praticamente impossível falarmos de diferenciação de mercado sem que tenhamos que abordar um tema que toda empresa deveria se preocupar: a aprendizagem organizacional. No ambiente das empresas, o processo de aprendizado individual anda em paridade com as demandas do negócio, ao passo que ajuda a desenvolver novas habilidades e competências.

Nós da Allo Consultoria Empresarial estamos aqui para te dar todo o apoio nessa jornada. E se precisar do acompanhamento personalizado, solicite a análise completa do seu negócio e tenha as orientações de acordo com as necessidades do seu empreendimento!

Imagem de capa: jannoon028 – www.freepik.com

O conceito de aprendizagem organizacional

A aprendizagem organizacional é o somatório de resultados que surge conforme os colaboradores experimentam a realidade, bem como a busca por soluções de problemas. É um processo contínuo, afinal, o mercado empresarial é volátil e demanda soluções a todo momento.

No entanto, para que a aprendizagem organizacional seja uma realidade é fundamental a construção do conhecimento com base em dois processos: a experiência acumulada e o aprender com os projetos postos em prática.

Para que a aprendizagem organizacional seja autêntica é preciso acionar os saberes prévios e aprender com a prática. Além disso, envolve alguns pontos:

  • Processos;
  • Mudanças;
  • Envolvimento do grupo;
  • Criação e reflexão;
  • Ação;
  • Situação;
  • Cultura.

Assista este vídeo para saber mais sobre o tema:

Como ocorre a aprendizagem organizacional?

Uma coisa é certa e todo gestor deve entender: a empresa não está isolada no seu ambiente interno. O fato é que a troca de informações é uma via de mão dupla e, inclusive, rompe as barreiras geográficas.

Então, como realmente se dá a aprendizagem organizacional no dia a dia das empresas? Vejamos a seguir.

Pela experiência profissional

Embora muitos imaginem que a aprendizagem organizacional ocorra por iniciativa da própria empresa, na realidade, não é assim que acontece na prática. Todo empreendimento é formado por pessoas, e são elas que transformam o ambiente e produzem o conhecimento que a empresa necessita.

Diante da situação-problema os colaboradores são estimulados a buscarem o conhecimento necessário para a solução e, nesse processo, compartilham o saber adquirido, fomentando a aprendizagem organizacional.

Pela cultura organizacional

A cultura organizacional exerce um papel importante no processo de aprendizagem, onde as empresas que têm em seu DNA o incentivo ao treinamento e desenvolvimento (T&D) ampliam os seus horizontes e ganham destaque no mercado.

Nesse sentido, a missão, visão e valores da organização devem estar alinhados com o ambiente externo, permitindo que os colaboradores e gestores possam compartilhar e absorver conhecimentos em todo o seu ecossistema.

Pela prática do benchmarking

Aprendizagem organizacional por meio da transferência de conhecimentos de uma organização para outra. É comum sua ocorrência com a chegada de novos colaboradores e/ou o processo de benchmarking.

Nessa abordagem há renovação e manutenção do conhecimento, além da adesão das melhores práticas do mercado, sempre as adaptando de acordo com as necessidades do negócio.

O benchmarking não é cópia, mas uma forma de entender como o mercado empresarial tem se movimentado na busca de soluções e o atendimento das necessidades e demandas do seu público-alvo.

Benefícios da aprendizagem organizacional

Embora seja um processo fundamental para toda empresa, independente do seu porte e nicho de atuação, algumas ainda não perceberam as vantagens que a aprendizagem organizacional proporciona.

Sendo assim, confira abaixo os principais benefícios que a sua empresa pode auferir ao implementar essa estratégia.

Processos efetivos

Permite que seja implementado com mais facilidade os programas de melhoria contínua e reengenharia de processos. Isso fará que a empresa tenha operações mais fluídas, reduzindo os índices de retrabalho e a perda de recursos decorrente das atividades produtivas.

Ambiente de inovação e transformação

Com a adoção de modelos de gestão que se alinham com os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico, a aprendizagem organizacional viabiliza a implementação de um ambiente de inovação e transformação. Essa é uma das muitas ferramentas utilizadas por aceleradoras.

Com a aprendizagem organizacional o nível de inovação e transformação pode ser tão alto ao ponto de ser considerada disruptiva e, assim, gerar um novo mercado baseado em novas soluções.

Desenvolvimento do capital intelectual

O capital intelectual é um dos principais ativos de toda instituição e isso é um fato incontestável. Mas como desenvolvê-los ao nível de gerar resultados positivos para todos os envolvidos?

O estímulo e a busca incessante pelo conhecimento são a base das organizações com alto escalonamento operacional e de mercado. O desenvolvimento do capital intelectual é, inclusive, uma das estratégicas adotadas pelas scale-ups.

Alcance e fidelização de clientes

Ao conjunto de todos os benefícios citados anteriormente, se estabelece uma nova vantagem: o alcance e fidelização de clientes. Isso acontece pelo fato de a empresa ter maior capacidade de atender as necessidades, demandas e desejos de consumo do seu público-alvo.

A circulação do conhecimento adquirido na aprendizagem organizacional ajuda a ter um olhar mais profundo das tendências do mercado.

Diante de tudo que abordamos aqui, fica inegável que as empresas de sucesso estão em contínuo processo de aprendizagem. Mas, para que isso seja possível, a organização precisa ter a cultura de olhar o conhecimento como um ativo de grande valor.

Precisa organizar a sua empresa? Os especialistas da Allo Consultoria Empresarial possuem a experiência de mercado para ajudar o seu negócio a chegar ao próximo nível. Escaneie o QR Code abaixo com o seu celular e seja direcionado para o nosso WhatsApp.

Allo Consultoria - WhatsApp
Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

Mais artigos de Rafael Lima

Deixe o seu comentário