Allo Consultoria - Capital de giro

Um dos principais desafios para empreendedores e gestores é conseguir captar investimentos financeiros e capital de giro para alavancar seus negócios. Em tempos de crise econômica esse desafio se torna ainda mais intenso, tendo em vista que há uma oscilação da taxa base de juros que, mesmo que esteja em queda, nem sempre é repassada ao consumidor final.

No ano de 2020, devido ao caos instaurado na economia global por conta da pandemia de Covid-19, o acesso ao capital de giro tem sido uma barreira, levando muitas empresas a encerrarem suas atividades. O Governo Brasileiro buscou intervir no socorre das micro e pequenas empresas ao criar o Pronampe, no entanto, nem todos os empreendedores conseguiram ter acesse a essa linha de crédito emergencial em tempo hábil para salvar o seu negócio.

Para ajudar nesse processo e trazer alternativas para o mercado empresarial, elencamos neste artigo 5 formas de conseguir capital de giro sem a necessidade de recorrer aos grandes bancos comerciais. Vale ressaltar que essas dicas valem não apenas para o atual momento de crise, mas pode ser aplicado a qualquer tempo.

Como sempre alertamos, não basta ter acesso ao capital de giro, mas é preciso ter planejamento e crédito orientado para que esse recurso seja utilizado de maneira inteligente. Para isso, conte com o nosso serviço de consultoria em gestão financeira para obter melhores resultados!

Imagem de capa: Freepik

1 — Investidor-anjo

Se o seu negócio tem potencial de crescimento, perfil escalonável e visão de mercado, já tem boa parte do caminho traçado para conseguir a atenção de um investidor-anjo. Esse tipo de investidor é, geralmente, um empreendedor que atingiu o sucesso em seus negócios e, a partir daí, passa a investir seus ganhos em outros negócios. Mas não é tão fácil conseguir a parceria de um investidor-anjo. Você e seu negócio precisam se destacar na apresentação e proposta do negócio, afinal, a disputa pela atenção desse investidor é grande. Para quem consegue, além do capital financeiro, o empreendedor recebe todo um processo de mentoria, que o guiará na gestão e crescimento do negócio.

Veja alguns links que podem te orientar quanto a este tipo de investidor:

  • Anjos do Brasil — organização sem fins lucrativos fundada em 2011 por Cassio Spina que, depois de completar o ciclo do empreendedor (startup, crescimento, aquisições e fusões, aporte de investimentos e venda), passou a apoiar startups na fase de crescimento;
  • Lei de Investimento-Anjo – Lei Complementar 155/2016 — Art. 61.

2 — Cooperativa de crédito

As cooperativas de crédito têm como característica a união de pessoas para formarem uma instituição financeira onde os seus benefícios são prestados apenas para quem é sócio. O cooperativado tem um atendimento personalizado onde, ao mesmo tempo, é cliente e dono, participando da gestão e das decisões da cooperativa.

Acesse estes links para ver algumas opções de cooperativas de crédito e informações disponibilizadas pelo Banco Central do Brasil:

  • SICOOB — uma das maiores cooperativas de crédito do país;
  • Sicredi — é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. Presente em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 1,9 mil agências;
  • Banco Central do Brasil — no site do Banco Central do Brasil é possível saber mais a respeito das cooperativas de crédito, bem como realizar uma pesquisa de todas as instituições regulamentadas junto ao órgão.

3 — Fintechs

As fintechs são startups que geram inovação na área de serviços financeiros, facilita o seu acesso, desburocratiza e implementa o uso de tecnologias. É possível solicitar o crédito utilizando apenas um computador ou um smartphone. Esse tipo de organização tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo.

Veja algumas opções de fintechs:

4 — Agência de fomento

As agências de fomento são instituições financeiras não bancárias que tem por objetivo alavancar programas de desenvolvimento no Estado onde estão sediadas, proporciona capital de giro e orienta os empreendedores. Pela finalidade de fomentar o desenvolvimento econômico de sua região, essas instituições praticam juros baixos, que abrangem desde o microempreendedor até as grandes empresas.

Segue a relação das Agências de Fomento no Brasil registradas no Banco Central. Confira se seu Estado conta com esse apoio:

Allo Consultoria - Agências de Fomento

5 — Entrada de novos sócios

Abrir parte do capital social da empresa para entrada de novos sócios também é um meio de captar investimentos financeiros e capital de giro, tendo em vista que essa entrada vai gerar o aporte financeiro referente à aquisição dessa quota do negócio. Mas este processo deve ser realizado com cautela e com acompanhamento de um advogado especialista na área do Direito Empresarial, para evitar riscos de perda do poder administrativo e decisório da sua organização, por conta da pulverização e diminuição da sua parcela acionária. Para não errar, limite em no máximo 25% do total de quotas totais para a abertura de entrada de novos sócios. Dessa forma, você assegura o investimento financeiro, sem correr o risco de perder o controle do empreendimento que criou e desenvolveu.

Cada um deve avaliar o seu negócio e escolher o melhor caminho de captar investimentos e capital de giro. Por esse motivo, deixamos essas cinco opções de como e onde conseguir. Agora é com você, empreendedor! Estude cada uma das opções e veja a que melhor atende as suas necessidades.

A Allo Consultoria Empresarial é especialista em ajudar outras empresas a alcançarem seus objetivos e terem qualidade nos seus processos de gestão. Seja assessorado por especialistas de negócios e leve o seu empreendimento ao próximo nível! Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma análise por um dos nossos consultores!

Rafael Lima

Autor Rafael Lima

Administrador, atuação com foco em gestão, planejamento e finanças — CRA-RJ 20-88222. Fascinado pelo mundo empresarial, finanças e economia. Redator e produtor de conteúdo web da Allo Consultoria Empresarial.

Mais artigos de Rafael Lima

Deixe o seu comentário